Como alavancar as vendas de uma farmácia de manipulação

Como alavancar as vendas de uma farmácia de manipulação

Todos os dias os negócios precisam se adaptar para atender as demandas do mercado, isso porque o consumidor está cada vez mais interessado em relação a como um produto ou serviço pode solucionar o seu problema, e essa tendência é ainda mais forte no ramo da saúde e bem estar.

Por isso, o assunto do blog de hoje é para você que está interessado em impactar seu público. Vamos apresentar ideias inovadoras de marketing para alavancar as suas vendas.

Após a crise do novo Coronavírus, crescerá a procura por vitaminas e suplementos que tornam o corpo humano mais saudável e a vida mais equilibrada. Sendo assim, as farmácias de manipulação irão se destacar no mercado. Por outro lado, também chegarão novos estabelecimentos e investidores, ou seja, novos concorrentes.

Segundo a Associação Nacional dos Farmacêuticos, o setor já possui mais de 7.500 farmácias de manipulação no país. Com o aumento da concorrência, será necessário trazer um diferencial aos seus clientes para se destacar nesse mercado em ascensão. Com isso, nós queremos te ajudar nesse desafio.

Se destaque no atendimento

A partir de 2020, em média 86% dos consumidores irão preferir uma melhor experiência do que preço baixo, segundo dados do Cyber Threat Intelligence (CTI) Survey.

Isso quer dizer que seu estabelecimento precisa de um atendimento diferenciado para fazer a experiência do público valer a pena.

Separamos algumas dicas para você a implementar e alcançar o sucesso:

  • No atendimento presencial, é importante que o atendente esteja bem arrumado e preferencialmente uniformizado
  • Já no online, é preciso que o atendente tenha um bom português e conheça muito bem o público, para que a linguagem esteja de acordo com o estilo de vida que ele leva
  • Tenha um atendimento rápido e eficiente, não deixe o cliente esperando muito tempo
  • No estabelecimento físico, deixe um ambiente agradável para que o cliente se sinta à vontade
  • Faça atendimentos personalizados para cada cliente, deixando claro que sua empresa tem a solução que ele precisa para aquele momento

Valorize seu cliente

Além do bom atendimento, também têm outras estratégias que sua farmácia de manipulação pode fazer para dar prioridade às dores dos clientes.

São elas:

  • Mostre que se importa com o público e ofereça presentes caso comprem determinados produtos ou quantidades diferenciadas.
  • Mande dicas de saúde, exercícios físicos e alimentos saudáveis com frequência para aqueles clientes que fecharem compras.
  • Coloque valor nos seus produtos dando uma coqueteleira junto com vitaminas e suplementos manipulados para que eles tenham onde consumir os produtos com facilidade e praticidade.

Tenha presença digital

Muito se vê sobre a transformação digital e os prejuízos que as empresas terão se não se adaptarem a esse novo mundo. Para as farmácias de manipulação não é diferente. Desse modo, é essencial que exista a presença digital.

Segundo a Diretora Técnica da Quallitá – Farmácia de Manipulação, apenas 10% das vendas são feitas diretamente no estabelecimento físico, o restante são todas realizadas por meio das mídias digitais.

 

Como alavancar as vendas de uma farmácia de manipulação

 

Sabendo disso, separamos algumas dicas para sua farmácia se destacar no mundo virtual:

  • Tenha um site com suas informações para ajudar o cliente de encontrar aquilo que ele quer.
  • Mostre sua autoridade fazendo conteúdos para blog e também para postar nas redes sociais, a fim de que seu público tenha mais engajamento com sua marca.
  • Disponibilize conteúdos em textos, imagens e vídeos, para agradar todo tipo de cliente.
  • Grave vídeos de receitas de bebidas que podem ser feitas com suas vitaminas e suplementos.
  • Publique Stories diariamente mostrando seus produtos, a rotina da sua farmácia e dicas importantes, visto que isso gera uma maior autoridade para seu público.
  • Peça para seus clientes avaliarem sua loja nas redes sociais e publique (com autorização) esses depoimentos. Assim, fará com que ative o gatilho da prova social. Esse gatilho trará autoridade ao seu negócio, gerando mais confiança em quem estiver procurando por farmácias de manipulação.

Faça parcerias

A maioria dos clientes compram em farmácias após passarem por um médico ou nutricionista, que vai indicar as substâncias corretas que aquele indivíduo necessita no momento, por isso, busque por parcerias com consultórios.

Como fazer parcerias:

  • Procure os profissionais da saúde que estão mais próximos ao seu estabelecimento
  • Mostre para eles a vantagem de fazer uma parceria com você; Você pode usar os seguintes argumentos: os pacientes têm mais chances de realizar o tratamento corretamente se tiverem facilidade na hora de comprar os medicamentos; o público vai se sentir satisfeito com a experiência eficiente que estará vivendo em ambas as partes.
  • Separe descontos especiais para esses clientes ou até mesmo presentes em troca, desse modo, eles não procurarão seus concorrentes.

Não perca seu cliente nas próximas compras dele

Um dos pontos mais difíceis no marketing é fazer com que os clientes recomprem e que não se sintam atraídos pela concorrência quando tiverem que fazer novamente uma compra.

Se a sua empresa seguir todos os passos acima, além de fidelizar o cliente para que ele volte ao seu estabelecimento, ele também tem grandes chances de fazer o famoso “marketing boca a boca”, ou seja, te indicar para o seu círculo de relacionamento.

Entretanto, têm outros pontos importantes a serem feitos para os fidelizar:

  • Mantenha um relacionamento amigável com os clientes depois da compra mandando dicas e notícias relacionadas à saúde e bem estar.
  • Pergunte como foi o uso dos seus produtos e se pode fazer mais alguma coisa para ajuda-los no momento.
  • Coloque-os em uma lista no e-mail ou WhatsApp e sempre faça campanhas e promoções exclusivas para clientes, assim eles se sentirão importantes para a sua farmácia.
  • Ajude-os a manter a rotina de medicações e vitaminas de prevenção, faça sugestões de planos para seguirem, com a finalidade de não perderem o ritmo no dia a dia agitado e ainda assim conseguirem se cuidar.
  • Ofereça um Plano de Fidelidade, onde o cliente poderá ganhar produtos ou descontos a partir de um número de compras específico, que deverão estar presentes no regulamento do plano.

Como alavancar as vendas de uma farmácia de manipulação - imagens dando as mãos

 

Todas essas ações citadas acima são extremamente importantes para atrair, conquistar e fidelizar clientes e ainda se destacar da concorrência.

Coloque metas de como alavancar as vendas da sua farmácia de manipulação e depois analise o que mudou positivamente.

Os resultados na maioria das vezes não são imediatos, pois dependem de muito esforço e dedicação, mas garante um futuro cheio de boas colheitas e crescimento.

Siga essas ações e coloque tudo o que aprender em prática, sempre dando prioridade ao que o cliente deseja no momento e o tratando bem para ele ter uma ótima experiência de compra e contar isso para sua rede de amigos.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *