Como conquistar mais clientes sendo profissional autônomo

Como conquistar mais clientes sendo profissional autônomo

Muitos profissionais autônomos têm dificuldades em conseguir clientes por não terem o nome de uma empresa vinculada a eles e também, na maioria das vezes, por não possuírem um ponto físico para divulgação da marca. Mas, essa dificuldade pode ser transformada em oportunidade quando bem trabalhada.

Muitos profissionais desistem de conquistar a independência financeira por não conseguirem se destacar ao meio de tantas empresas grandes oferecendo o mesmo serviço.

No blog post de hoje, vamos desmistificar essa dificuldade e dar ideias para que você, profissional autônomo, possa enxergar as oportunidades que está perdendo por ser pessimista dentro do seu mercado.

Marketing Pessoal

A grande diferença de uma empresa para um profissional autônomo está no marketing.

Para as grandes marcas, o mais importante é passar o conceito que está por trás de seus produtos e serviços, já para o profissional autônomo, o marketing pessoal é essencial para transmitir a mensagem e a imagem de quem coordena os produtos e serviços ao público-alvo.

Como fazer marketing pessoal?

O marketing pessoal nada mais é do que estratégias para se auto promover, muito utilizada por freelancers e profissionais autônomos a fim de conquistar um público pela propagação da imagem pessoal.

Comece pela identificação dos seus diferenciais. Você pode fazer isso de forma simples através da SWOT (ou FOFA em português). Essa análise é responsável por identificar seus pontos fortes e fracos, trabalhando em cima deles para se comunicar com seu público.

Veja como é feito:

SWOT FOFA Profissional Autônomo

Conheça bem o público que você quer atingir e também seus concorrentes, saiba como eles se comportam e como seu serviço pode ser uma solução ou um diferencial no mercado.

Leve seu nome em diversos lugares para alcançar o maior número de pessoas. Isso inclui eventos, redes sociais e até mesmo produtos personalizados. Mas lembre-se sempre de que essas estratégias têm que estar relacionadas ao seu segmento.

Mostre o que você sabe por meio de conteúdos em textos e vídeos, isso vai fazer com que seu público confie em seu nome e nos seus serviços. Ofereça sempre materiais de qualidade e que farão seu nome crescer no meio dos concorrentes.

Relacionamento

Hoje em dia, um dos pontos mais importantes para conquistar clientes é o relacionamento, isso porque os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às marcas.

Para manter um bom relacionamento com o público, primeiramente é preciso os conhecer e saber suas necessidades, assim você vai conseguir oferecer um atendimento personalizado para cada um.

Mantenha sempre seus clientes informados, seja por e-mail ou até mesmo WhatsApp, mostre que se importa com eles e que está à disposição sempre que precisarem.

 

Profissional autônomo conversando no telefone com seu cliente

 

Uma grande vantagem para quem é autônomo está nesse mesmo relacionamento. As grandes marcas, muitas vezes, deixam de lado o atendimento humanizado e preferem utilizar assistentes virtuais. Entretanto, os consumidores gostam de se sentirem exclusivos e importantes para as empresas.

Por isso, é uma grande oportunidade ser profissional autônomo e oferecer um relacionamento humano, com o cliente sabendo com quem está falando e podendo tirar todas as dúvidas de maneira eficiente.

Capacitação

Ter qualidade nos serviços não é um diferencial, esse é o mínimo que as empresas têm que oferecer. No entanto, você como profissional autônomo pode oferecer essa qualidade de diferentes maneiras para se destacar e uma delas é a sua capacitação.

Seus estudos que vão garantir que você tenha sucesso diante dos seus concorrentes. O mercado está cheio de profissionais que simplesmente oferecem serviços, mas ficam estagnados na área acadêmica.

A Internet é um mundo gigantesco cheio de informações, então use-a ao seu favor. Navegue, estude e se capacite para entregar uma solução diferenciada aos seus clientes.

O diferencial do profissional autônomo está no que ele faz atrás dos produtos e serviços oferecidos, sendo assim, explore suas capacitações e divulgue-as para que todos possam conhecer o profissional qualificado e especializado que você é.

Deixe claro seus serviços de profissional autônomo

Um dos pontos ruins da Internet é que as pessoas procuram por muitas informações ao mesmo tempo e acabam interpretando de forma errada as que não forem claras o suficiente.

Então, além de seu marketing pessoal e do relacionamento com os clientes, faça também uma comunicação simples e direta sobre seus produtos e serviços. Isso vai fazer com que você atinja de forma mais específica seus potenciais clientes.

Uma comunicação que é tendência atualmente é a minimalista, que conversa de forma clean com o público e ainda deixa sua marca muito atraente.

 

Confira aqui as tendências para aplicar no design da sua marca.

 

Quando as informações são passadas com temas complexos, pode prejudicar seu engajamento e acabar atingindo as pessoas erradas, que não serão relevantes para seus conteúdos.

Profissional autônomo com anotando informações

 

É essencial buscar inspirações de pessoas que já estão no mercado há um tempo, nada melhor do que o combo de capacitações + networking para que seu conhecimento cresça cada vez mais.

Para concluir as dicas de hoje, lembre-se: você que é um freelancer ou profissional autônomo, nunca se esqueça de ser relevante para seu público. Nunca deixe de se atualizar para que você seja referência em seu mercado de atuação e faça a diferença na vida de muitas pessoas.

 

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