Como gravar vídeos e se destacar da concorrência

Como gravar vídeos e se destacar da concorrência

O mundo virtual é um grande aliado para quem produz conteúdo de qualidade, isso porque com o aumento dos usuários também aumentou o número de empresas fazendo estratégias online. Você já deve ter parado para pensar que em meio a tantas propagandas, a sua empresa não se destacaria, pois com a internet ficou mais fácil divulgar um negócio. E realmente qualquer pessoa pode impulsionar uma publicação, por exemplo, mas não é qualquer pessoa que vai ter qualidade nesses anúncios. Com as dificuldades em se destacar digitalmente, as marcas precisam cada vez mais dar prioridade para o que o consumidor quer ler, ouvir e assistir, e assim começarem a produzir conteúdos interessantes e relevantes para a vida dessas pessoas.

No dia a dia agitado da população, os conteúdos que vem mais se destacando são os de vídeo pela sua facilidade de passar e receber uma mensagem. Mas se engana quem acha que é só ficar na frente de uma câmera e começar a falar, tem todo um trabalho por trás. Nesse blog post, você vai aprender como gravar vídeos para turbinar seus conteúdos e chamar cada vez mais atenção do seu público-alvo.

Luz, Câmera e Ação

A maior dúvida de quem quer produzir conteúdos em vídeo é se tem a necessidade de ter uma câmera profissional de última geração. A resposta é não. O intuito dos conteúdos em vídeo é de entreter e dar dicas para seu público e não de virar um YouTuber profissional, então um celular com câmera já basta.

Para começar, além de um celular, precisamos de luz!

Prepare um ambiente iluminado, de modo que a imagem fique totalmente nítida para quem for assistir. Faça testes até que fique de ótima qualidade.

O enquadramento da sua imagem também é um ponto importante, por isso, foque a câmera no centro e deixe a imagem reta. O ideal seria alguém filmar para você ou o uso de um tripé para celular, como na imagem:

Conteúdos em vídeo - imagem de um jovem gravando vídeo com o celular em um tripé

O cenário

O cenário é um dos pontos que vai fazer o público se interessar pelo seu conteúdo, pois isso pode dizer muito sobre o assunto tratado no vídeo.

Por exemplo:

Se você for gravar um conteúdo sobre um filme, o ideal é que seu cenário tenha quadros sobre cinema, alguns bonecos de personagens etc.

Se o seu assunto for sobre nutrição, o ideal é que em cima de uma mesa tenham frutas, fita métrica e outros alimentos saudáveis.

Mas lembre-se: não precisa de muuuita coisa. É essencial um cenário bonito e que chame a atenção para o assunto em pauta, mas ele não pode ser mais notado do que você. Deixe o ambiente decorado, mas agradável, não precisa de objetos demais.

A primeira impressão é a que fica, então capriche no local de gravação e conquiste seu público pelos olhos.

 

Conteúdos em vídeo - imagem de uma mulher gravando vídeos com frutas

Como seguir um roteiro

Para que seus vídeos saiam do jeito que você planejou, sem muitos erros na gravação e que você esteja seguro na hora de falar, o mais importante é seguir um roteiro, ou seja, criar uma pauta antes de tudo.

É essencial que você domine o assunto que vai falar no vídeo, para passar confiança ao público.

Os passos para falar com segurança são:

  • Estude muito o assunto que quer passar.
  • Escreva todas as suas respectivas falas, em ordem.
  • Decore o que escreveu.
  • Deixe sempre um papel com suas falas próximo a você, para servir de apoio caso esqueça algo.

Com esses passos, você conseguirá gravar vários vídeos em um dia, pois não vai precisar ficar parando toda hora devido aos erros.

Quanto tempo precisa ter o vídeo

Os conteúdos em vídeos são divididos entre os bem curtinhos, os médios e os completos. Os vídeos mais curtos são ideais para passar um resumo do que você falou nos mais longos, para gerar um interesse do público em assistir os vídeos completos, por exemplo um story de 15 segundos dando uma breve explicação sobre o assunto.

Os conteúdos médios podem variar de 1 a 3 minutos, por ser o tempo em que a maior parte do público presta atenção, mas claro que existe uma parte que gostaria sim de assistir vídeos maiores e mais detalhados, então entram os vídeos completos, que geralmente são postados no YouTube com um conteúdo de mais que 3 minutos, sem máximo de duração, até que o assunto seja esclarecido com detalhes ao público.

Não seja entediante

Para que o público assista seus vídeos até o final, é necessário que você seja extrovertido e não deixe um clima entediante no ar. Fale de maneira clara, objetiva e descontraída.

Conteúdos em vídeo - imagem de um jovem gravando vídeo jogando vídeo game

 

Dependendo do assunto, não é possível exagerar na descontração, mas é necessário quebrar um pouco do clima sério para que não fique cansativo. Converse com seu público para que ele sinta em você a confiança de um amigo.

 

Leia: Como Superar a Crise Usando a Internet ao Seu Favor

Edição de Vídeo

Existem muitos profissionais que são formados e especializados em edições de vídeos, eles são responsáveis por deixar o visual o mais profissional e atraente possível. Mas enquanto você estiver no começo da produção de conteúdo, não é necessário fazer esse investimento a princípio. Existem alguns aplicativos que facilitam a vida de quem não tem muitas habilidades de edições.

Confira:

Um ponto essencial que precisa estar no seu vídeo são as legendas, porque muitas pessoas não ligam o áudio quando o vídeo aparece, preferem somente ficar vendo a imagem e lendo o que está sendo falado. Também vale ressaltar que muitas pessoas assistem esses vídeos em locais público, onde não se pode colocar volume alto.

Alguns aplicativos para adicionar legendas aos seus vídeos, são:

Onde publicar

Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais que mais tem engajamento por meio de conteúdos em vídeos, principalmente com a chegada do IGTV, possibilitando postagens com mais de 1 minuto de duração. Mas o ideal é que você crie conteúdo para várias plataformas, para que alcance o maior número de pessoas.

Comece postando no Instagram para se adaptar, depois poste também no Facebook e por último junte o YouTube a sua lista de mídias.

Conteúdos em vídeo - imagem de uma mão segurando um celular acessando o YouTube

 

Esses foram os passos para você começar hoje a criar seus conteúdos e conquistar seu público de vez.

Deixe a vergonha de lado e faça o que é preciso para alavancar seu negócio. Com essas dicas, seus conteúdos vão chamar muita atenção e o sucesso é garantido.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *