Muita gente já faz o que eu faço, e agora?

Muita gente já faz o que eu faço, e agora?

Um dos maiores problemas da popularização da Internet é que ficou muito mais fácil de empreender, e com isso, cresceu o número de concorrentes de todos os tipos de mercado. Aí vem a pergunta: muita gente já faz o que eu faço, e agora? E como se diferenciar em mercados que muitas vezes parece saturado? Ou seja, segmentos que já possuem muitos conteúdos e publicidades online. É sobre isso que vamos falar no post de hoje.

Muitos empreendedores avaliam se realmente vale a pena gastar tempo, energia e dinheiro em soluções que já existem há tempos no mercado ou se devem criar produtos e soluções novas para realmente fazerem sucesso.

Vamos esclarecer essas dúvidas agora mesmo! Confira.

 

Muita gente já faz o que eu faço, e agora? na imagem, homem com camisa listrada, segurando um megafone, saindo de uma parede amarela.

 

Afinal, preciso inovar?

Contamos um pouco sobre inovação aqui no Blog Velik e falamos das diversas maneiras de inovar. A maioria das pessoas pensam que inovação são grandes avanços da tecnologia, mas não, ela está presente em pequenas mudanças nos produtos e serviços visando uma melhor experiência para o consumidor final. Isso já é uma grande maneira de se diferenciar.

Muitas empresas depois que criam um produto e veem que está dando certo, não mudam com medo de perder vendas devido às mudanças, mas é essencial para crescer e se diferenciar no mercado que sua marca acompanhe as tendências e entenda as necessidades dos usuários referentes aos seus produtos e serviços, antes que a concorrência chegue e tenha uma visão mais inovadora de mercado e acabe roubando seus clientes.

Então entenda: inovar está nas pequenas mudanças.

Não pense em investir o que não pode pensando no crescimento imediato da sua marca, é preciso começar aos poucos e sentir as mudanças com o tempo.

 

Seja um ídolo para seu público

Sabe quando um artista famoso posta foto nas redes sociais e tem um monte de curtidas e comentários engajando com aquela postagem? E muitas pessoas admirando tudo o que aquele famoso faz? É assim que sua marca precisa ser vista.

Seus conteúdos precisam ser tão bons e tão específicos para seu público que eles vão admirar sua marca e compartilhar com muitas outras pessoas.

Para fazer isso, é preciso estudar muito seu público-alvo e definir claramente os seus objetivos como marca.

É interessante criar bordões e expressões próprias, além de cores e ilustrações que representem muito a sua empresa, porque quando esses elementos aparecerem, seu público vai associar à sua marca.

Outro ponto que faz com que seus seguidores virem seus fãs é o relacionamento. Fique atento na maneira como sua empresa trata seus clientes, dê sempre muita atenção e se comunique da forma mais clara possível, para que ele sinta-se confiante toda vez que precisar falar com sua marca.

 

Seja frequente

Depois de definir seu público e objetivos, é precisa VIVER sua marca, ou seja, ser frequente e mostrar que você está lá o tempo todo. Não adianta criar sua conta nas redes sociais se você posta uma vez por semana. É preciso interagir todos os dias, seja por postagens no feed, por stories, vídeos, etc.

Faça da sua marca uma frequência diária em sua vida para que vire rotina e você possa estar presente na vida dos seus seguidores todos os dias.

Entregue experiência acima de tudo

O consumidor investe em produtos e serviços em duas ocasiões: se aquilo for uma necessidade ou se oferecer uma experiência diferenciada.

Vou te dar exemplos de marcas que se diferenciam através de experiências que fazem seus produtos e serviços se destacarem dos demais.

Muita gente já faz o que eu faço, e agora? Gráfico mostrando experiência do café e Starbucks

Esse é um gráfico que mostra produtos que têm muita concorrência no mercado, mas que mesmo assim uma grande marca conseguiu se diferenciar e gerar muito mais lucro que os seus concorrentes.

A Starbucks não possui somente consumidores, mas sim fãs. Quantas vezes você já viu fotos dos clientes da marca nas redes sociais? Tudo isso devido a grande experiência que a empresa proporciona aos seus consumidores.

Outra marca que oferece experiência e status, é a Louis Vuitton.

Muita gente já faz o que eu faço, e agora? Gráfico mostrando experiência das bolsas e Louis Vuitton

Quantas empresas você conhece que oferecem acessórios que facilitam o dia a dia, principalmente das mulheres? Muitas, né?!

Mas, a Louis Viutton além de proporcionar facilidade e praticidade, oferece um status que mexe com a autoestima de qualquer pessoa. E é esse o objetivo que as marcas têm que ter: fazer a diferença na vida do público-alvo.

 

Muita gente já faz o que eu faço, e agora? Imagem de três pessoas utilizando óculos de realidade virtual.

 

O mercado está cheio de “mais do mesmo”, porque as empresas se preocupam mais com o lucro do que em proporcionar um bem-estar para a vida dos clientes.

Hoje, os consumidores estão mais exigentes, optam por marcas que se preocupam e que visam a experiência acima do lucro.

Então, para responder à pergunta muita gente já faz o que eu faço, e agora? é simples: quase ninguém faz o que você se faz se o que você oferece é uma experiência diferenciada para os consumidores. As chances da sua marca se destacar são grandes. Coloque a satisfação dos clientes em primeiro lugar e se diferencie dos concorrentes da maneira mais criativa possível.

Nenhum mercado é saturado se a sua marca sobressair com muita categoria e impacto na vida do público!

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