O atleta vegetariano está em desvantagem?

O atleta vegetariano está em desvantagem?

A dieta que abre mão das carnes, quando bem acompanhada pode trazer inúmeras vantagens para a saúde, como prevenir o risco de diabetes, colesterol alto e doenças cardíacas. Emtão, o atleta vegetariano está em desvantagem?

O número de adeptos do vegetarianismo está em constante crescimento e as razões são as mais nobres, como ideologia, saúde ou estilo de vida.

Para os atletas profissionais e amadores, a performance sem proteínas de origem animal está longe de ser um problema. Quer saber como isso funciona? Continue com a gente.

 

Atenção na ingestão de nutrientes

Como toda dieta precisa de atenção, é de suma importância que os vegetarianos fiquem de olho na ingestão dos nutrientes para atingir as metas esportivas sem complicações.

A carne oferece boas doses de matéria-prima dos músculos através da proteína e ferro, mas, pode ser facilmente substituída por laticínios, grãos integrais, como a aveia, e oleaginosas.

Já para repor ômega 3, gordura imprescindível para fortalecer o sistema cardiovascular, o consumo de linhaça, nozes e chia é o recomendado.

Vale também acrescentar folhas verde-escuras, como a couve e o brócolis, e bebidas fortificadas para não sentir a falta do cálcio.

O atleta vegetariano está em desvantagem? - imagem com sementes e cereais

Alta performance vegetariana comprovada

De acordo com Associações Dietéticas, como as Americanas e Canadenses, os atletas podem sim cobrir suas necessidades energéticas e proteicas por meio da dieta vegetariana. Então o atleta vegetariano NÃO está em desvantagem! Veja os exemplos de vegetarianos campeões em seus esportes.

Éder Jofre

Éder Jofre é o maior pugilista brasileiro de todos os tempos, sendo o único brasileiro a conquistar o título de campeão mundial de boxe em duas ocasiões. Assim, ele garante que sua capacidade física, de resistência e força é graças à dieta vegetariana.

Hannah Teter

A americana Hannah Teter é tri-medalhista olímpica em snowboard e afirma que se sente mais forte mental, física e emocionalmente desde quando parou de comer carnes.

Frank Medrano

O atleta Frank Medrano é mundialmente conhecido por sua força, flexibilidade e exercícios surreais que executa e também assegura que a dieta vegetariana nunca foi um empecilho e só o fortaleceu.

O atleta vegetariano está em desvantagem? - imagem com um homem e uma mulher praticando exercícios

Agora você já sabe que os atletas de alta performance conseguem ter uma performance espetacular através de dietas vegetarianas. Então, se a dieta te interessar, a mudança de hábito requer apenas empenho e busca por informações.

Mas, lembre-se que o acompanhamento profissional é essencial para quem tem necessidades energéticas elevadas. Boa sorte!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *