Em um cenário global crescente de preocupação ambiental, a substituição do plástico por materiais alternativos ganha destaque. No entanto, um estudo recente na Environmental Science & Technology sugere que, na maioria dos casos, o plástico pode ser mais sustentável em termos de emissões de gases de efeito estufa.
Pesquisadores europeus analisaram 16 aplicações do material, encontrando que em 15 o plástico tem menor emissão no efeito estufa do que suas alternativas.
Além disso, os pesquisadores consideraram as emissões em todas as etapas, incluindo produção, transporte, uso e descarte, como aterro, incineração, reciclagem e reutilização. Os produtos plásticos emitem 10% a 90% menos gases que as alternativas, devido à eficiência energética. Essa vantagem resulta em um menor impacto ambiental ao longo do ciclo de vida.
As Nações Unidas estão negociando um tratado global sobre poluição plástica, considerando, portanto, a proibição global de "produtos plásticos de curta duração e de uso único".
Estudos mostram que, comparativamente, latas de alumínio e garrafas de vidro emitem até duas a três vezes mais gases de efeito estufa do que garrafas plásticas equivalentes, devido aos altos custos energéticos de produção e transporte. Em contrapartida, garrafas plásticas oferecem uma opção mais sustentável em termos de emissões de carbono.
Portanto, ao escolher uma coqueteleira reutilizável da VELIK feita de polipropileno, tritan e livre de BPA, sua empresa não apenas satisfaz as demandas dos consumidores por funcionalidade e durabilidade, mas também adota práticas sustentáveis, contribuindo para reduzir o desperdício e as emissões de carbono.
Isso demonstra um compromisso efetivo com a proteção ambiental e a responsabilidade corporativa, promovendo um impacto positivo em seu setor e na comunidade em geral. Adicionalmente, ao integrar esses princípios em suas operações, sua empresa se posiciona como líder na busca por um futuro mais sustentável e consciente. Em síntese, sua iniciativa beneficia o meio ambiente e fortalece sua posição de liderança no mercado.
Este artigo foi inspirado em uma pesquisa destacada pela Revista Oeste. Para mais informações, acesse o artigo original aqui.